THE HOOK (A Lenda d'O Homem Gancho ou O Gancho)

Você já ouviu falar na lenda do Homem Gancho? Conheça agora uma lenda urbana assustadora que teria influenciado vários filmes de terror dos anos 90.

Foto de Faruk Tokluoğlu: https://www.pexels.com/pt-br/foto/envelhecido-curtido-maturado-auto-7101497/

No dia 8 de Novembro de 1960, os Americanos foram às urnas na trigésima quinta eleição para presidente dos Estados Unidos. Esta eleição, diga-se de passagem, elegera John F. Kennedy para o respectivo cargo, cuja cerimônia de posse ocorrera no dia 20 de Janeiro de 1961. Entretanto, algo macabro no dia da votação chamou atenção de milhares de pessoas. E este fato não estava relacionado com questões políticas.

Uma carta estranha de uma adolescente identificada como Jeanette havia sido enviada para um jornal popular. Nesta época, Abigail Van Buren era uma colunista americana e apresentadora de um programa de rádio. Sua coluna no respectivo jornal era conhecida como Dear Abby, trabalho este que lhe trouxe bastante reconhecimento. 

A carta enviada por Jeanette e recebida por Abigail Van Buren foi então publicada na coluna Dear Abby e dizia, para o espanto de muitos, mais ou menos assim:

A CARTA


"Se vocês se preocupam com os adolescentes, vocês vão publicar essa história. Eu não sei até que ponto o que vou relatar é verdade ou não, mas não importa, pois serviu de alerta para mim: 

Lenda do Homem Gancho Jornal
Um rapaz e sua namorada estavam passeando de carro e decidiram parar em um local deserto na estrada para trocar carícias enquanto ouviam rádio. Em um certo momento, a música foi interrompida por um anúncio que alertava aos ouvintes que um homem que estava cumprindo pena por crimes sexuais hediondos e roubos havia fugido e, segundo informações, estaria em uma determinada região. Por sinal, a região coincidia com a mesma que o casal se encontrava naquele momento. 

Ele fora descrito como um homem que possuía um gancho na mão direita. O casal ficou assustado com a notícia e acabou decidindo ir embora. Porém, quando o rapaz chegou em frente à casa da moça, desceu do carro e foi até a porta do passageiro para abri-la, em um ato de gentileza. E foi neste momento que ele viu um gancho pendurado na maçaneta da porta do carro, do lado em que sua namorada estava sentada.

Eu mesma não irei mais parar nesses lugares para namorar enquanto eu viver. E espero que outros jovens também não façam mais isso. (JEANETTE)"


Você pode imaginar que um relato assustador como esse deveria ter ganhado espaço na primeira capa das páginas de vários jornais, mas não foi exatamente o que aconteceu. Os jornalistas profissionais parecem não ter dado muita credibilidade ao conteúdo da carta e não viram ali material atrativo para trabalhar mais o alerta em forma de matéria. Entretanto, quando o relato foi divulgado na coluna Dear Abby, já havia indicativos que essa história estava se espalhando entre os adolescentes daquela época desde antes de 1960.

Dear Abby The Hook Man

OUTRA VERSÃO DA LENDA DO HOMEM GANCHO

Curiosamente, uma outra versão dessa lenda urbana apresenta algumas variações, mas a estrutura permanece a mesma. Neste segundo caso, o casal estaria namorando no carro quando o rádio dá o alerta: Mas, há quem diga que, na verdade, o Homem Gancho (The Hook) havia fugido de um manicômio local. A garota teria ficado muito assustada e teria implorado para ser levada para casa imediatamente. 

O rapaz, muito contrariado, pisa fundo no acelerador. Chega, então, na frente da casa da namorada, desce do carro, vai até a porta no lado do carona e é neste momento que fica aterrorizado: Havia um gancho todo ensanguentado na maçaneta!

Algumas pessoas vão dizer que o fato não é apenas uma lenda urbana. Teria ocorrido realmente. 

Há rumores de que o causo se deu entre a McPherson College e Lindsborg, na rodovia 81, estado de Kansas, no Centro Oeste dos Estados Unidos. Contrariando essa afirmação, outros dizem que teria ocorrido no Memory Groove, um parque arborizado em Salt Lake City, capital do estado de Utah, no Oeste americano. 

Aqui, temos um impasse: ao que parece, inúmeros estudiosos de lendas urbanas - assim como eu - também já constataram relatos sobre The Hook em Maryland, Wiscosin, Indiana, Illinois, Texas, Oregon e até mesmo no Canadá

A LENDA DO HOMEM GANCHO NO CINEMA

A lenda urbana do The Hook / The Hook-man (O gancho / O Homem Gancho) trouxe elementos importantes para a criação de filmes de terror de sucesso na década de 1990 como O Mistério de Candyman (1992), Lendas Urbanas (1998) e Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado (1997).

Ainda sobre a lenda urbana do Homem Gancho (The Hook), você acredita que isso realmente tenha acontecido ou... acha que isso são apenas histórias que o povo conta?


Comentários