ABCHANCHU (A Lenda do Vampiro Boliviano)

Na Bolívia, há uma lenda assustadora de um vampiro que teria a capacidade de se transformar em um idoso. Ou seja, seria um vampiro metamorfo. Segundo essa lenda, o ABCHANCHU (ou Anchanchu) esconde-se em cavernas das montanhas ou encontra-se em rios e estradas isoladas. 

Há grandes indícios de que essa lenda teria surgido a partir do folclore dos Aymarás (ou Aimarás) que, por sua vez, é um povo que teria se estabelecido em países como Peru, Bolívia, Argentina e Chile, antes da chegada de Cristóvão Colombo à América do Sul. 

Ou seja, a lenda do Abchanchu é consideravelmente antiga. Mas, ainda continua aterrorizante nos dias atuais.

Imagem de Etienne Marais por Pixabay

Segundo a crença local, esse vampiro pode ser transformar em um idoso que se apresenta muito debilitado e pedindo ajuda. Aparentemente perdido, o velhinho mostra sua verdadeira identidade quando alguém compadecido se prontifica a ajudá-lo.

O ataque costuma tirar a vida dos desavisados. Mas, há aqueles raros que se salvam do ataque do vampiro da Bolívia. Neste caso, a lenda conta que estranhas doenças podem posteriormente acometer o desafortunado.

Para se livrar da sede de sangue do velhinho vampiro, viajantes que acreditam nessa lenda costumam andar portando um amuleto com pingos de óleo de alho. Até onde se sabe, isso afastaria o Abchanchu.


Comentários